Escolher uma faculdade exige boa pesquisa e a consideração de muitos aspectos, como localização, qualidade do ensino, metodologia, tipos de curso e, claro, custo-benefício. Mas não são apenas esses pontos que você deve observar com cuidado: um outro fator de extrema importância para determinar em qual instituição de ensino superior você estudar são os conceitos que a faculdade obteve na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é um processo conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ― uma entidade federal vinculada ao MEC, que também é responsável pelo Enem.

O objetivo da avaliação é verificar o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento das instituições de ensino superior brasileiras. Para isso, o Inep utiliza três indicadores, entre os quais está o Índice Geral de Cursos (IGC), ao qual você deve prestar muita atenção.

Para você compreender definitivamente o que é o IGC, fizemos este post exclusivo, onde explicaremos como ele é obtido e sua importância. Leia o texto até o final!

O que é o Índice Geral de Cursos (IGC)?

Como dissemos, a avaliação do MEC é feita por meio de três indicadores de desempenho, que avaliam os alunos, os cursos e as próprias instituições. São eles:

  • Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) – como o nome diz, avalia o desempenho dos estudantes (no ingresso e na conclusão do curso);
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) – avalia a qualidade dos cursos ofertados;
  • Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da instituição – avalia a qualidade institucional.

Os indicadores têm o objetivo de determinar o que está indo bem e o que precisa melhorar no Ensino Superior brasileiro. Portanto, geram dados relevantes para que o governo e as instituições tomem decisões importantes. Neste artigo, vamos focar em explicar direitinho o 3º item ― o IGC.

Definição e cálculo do IGC

O IGC é o indicador responsável por determinar a qualidade da instituição de ensino superior, calculado anualmente. É considerado o mais completo dos três indicadores e, por isso, é informalmente conhecido como a “Nota do MEC” para a instituição.

As notas do IGC vão de 0 a 5, sendo que 0 indica a pior qualidade, e 5, a melhor. Esse indicador pode ser renovado ou modificado pelo Conceito Institucional (CI) ― uma nota que é divulgada a cada 3 anos.

O cálculo do IGC é realizado a partir dos seguintes itens:

  • médias extraídas do CPC dos cursos avaliados naquela instituição nos últimos três anos do Enade (mais recentemente, 2016, 2017 e 2018);
  • média de avaliação dos programas de mestrado e doutorado, se houver (ação coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino (graduação ou pós).

Qual é o impacto do resultado do IGC nos cursos de nível superior?

O objetivo do IGC é expressar, por meio de uma nota única, a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por determinada instituição de ensino superior. Para isso, são considerados aspectos relacionados à infraestrutura das instalações, às tecnologias oferecidas, aos recursos e metodologias adotados para o ensino, bem como à qualidade do corpo docente.

Por ser tão completo, tornou-se muito comum que as instituições de ensino utilizem o IGC como forma de mostrar a seus potenciais alunos e estudantes que estejam interessados em entrar na faculdade o quanto as instituições são confiáveis e têm qualidade.

Por outro lado, ter uma nota ruim no IGC ― abaixo de 3, por exemplo ― representa um perigo para a instituição, pois isso demonstra que seus cursos estão com problemas graves, que precisam ser resolvidos o quanto antes.

Quando o IGC e outros conceitos são insatisfatórios, as instituições passam por uma inspeção rigorosa e, caso não se adequem dentro do prazo estipulado pela comissão do MEC, podem até mesmo ter cursos fechados e perder seu credenciamento para continuar funcionando.

Elas ainda podem ser penalizadas com a suspensão de novos contratos dos programas de financiamento estudantil (Fies), concessão de bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e inclusão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Como consultar o IGC?

Você pode ter acesso às notas do MEC, tanto das faculdades particulares quanto públicas, consultando o site do Inep. Lá estão disponibilizadas planilhas que contêm o CPC e o IGC das instituições. Para ter acesso, basta fazer o download, na página de Resultados, procurando pelo ano desejado.

Após baixar em seu computador as planilhas, abra os arquivos e busque pela faculdade desejada.

O que faz da Uninter um centro universitário nota 4 no IGC?

Os alunos Uninter tiveram o que comemorar no fim de 2019. A faculdade obteve nota 4 no IGC, o que a coloca no chamado “grupo de excelência”, formado por instituições que oferecem ensino de alta qualidade, com infraestrutura apropriada e suporte aos estudantes.

O que faz uma faculdade conquistar essa posição de excelência é o trabalho árduo da equipe de colaboradores, orientados por uma diretoria preocupada em oferecer o que há de melhor e mais moderno no ensino aos seus alunos.

A Uninter é hoje o maior centro universitário do país e a única instituição de ensino a distância (EAD) recredenciada com a nota máxima. São mais de 500 mil alunos formados, 250 mil ativos e mais de 400 cursos ofertados nas modalidades EAD, semipresencial e presencial. Motivos não faltam para que o aluno Uninter tenha a tranquilidade de saber que seu futuro está em boas mãos!

Esperamos que, depois de ler este conteúdo e saber o que é IGC, você esteja mais preparado para escolher a melhor faculdade para estudar. Então, antes de ir embora, ajude seus amigos a saberem mais sobre a nota do MEC, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui