E aí que você mora nos Estados Unidos, quer fazer uma faculdade ou um curso de especialização pós-graduação, mas só de pensar no trabalho que isso pode dar e no investimento envolvido, a ideia fica só na cabeça. São tantas as dúvidas! Entre elas, a maior de todas: pra que fazer um curso universitário ou especializado em português, se sou residente americano? 

A verdade é que existe sim uma oportunidade acessível para você conquistar um diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil), que ainda pode ser validado na América, dependendo do curso de sua escolha. É uma pequena jornada que com certeza vale a pena explorar.  

Primeiro, é bom ressaltar que não há uma única autoridade no país para o reconhecimento de graus estrangeiros e outras qualificações. Porém, acordos internacionais e a prática no sistema educacional e no mercado de trabalho dos EUA reconhecem a existência de três autoridades competentes para questões de reconhecimento, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Educação dos EUA:  

  1. A escola ou instituição de ensino superior, para estudantes que buscam estudar nos Estados Unidos e que estão apresentando créditos ou qualificações obtidas fora dos EUA;  
  2. O empregador contratante, para indivíduos que buscam trabalho e que estejam apresentando diplomas ou outras qualificações obtidas fora dos EUA;  
  3. Conselhos estaduais ou territoriais de licenciamento, para indivíduos que buscam exercer profissões regulamentadas em uma jurisdição dos Estados Unidos e que estejam apresentando diplomas ou outras qualificações obtidas fora do país.  

Muitas, se não a maioria dessas autoridades competentes, por sua vez, dependem de recomendações de comparabilidade de especialistas preparadas por serviços de avaliação de credenciais. As avaliações de credenciais variam de custo dependendo da complexidade da análise e da quantidade de documentação disponível, e geralmente são pagas pelo indivíduo ou ocasionalmente por um empregador.  

A JORNADA DA VALIDAÇÃO 

O analista de negócios, Filipe Almeida, residente nos Estados Unidos acabou de concluir sua pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e passou pelo processo de validação do seu diploma de bacharel, obtido no Brasil. Filipe optou por uma empresa independente especializada no assunto, como mencionado pelo Departamento de Educação dos EUA. “Meu processo foi rápido. Enviei toda a documentação por e-mail e eles entraram em contato para validar as informações. A mesma empresa traduziu e fez o Credential Evaluation (avaliação de credenciais); em sete dias úteis eu recebi a cópia digital e em 20 dias a cópia impressa”, conta ele. Para este tipo de avaliação, o objetivo de Filipe era estritamente profissional, já que algumas empresas, pelo menos em New York e New Jersey, requerem o diploma validado para efetuar contratação. 

A validação coloca o candidato com diploma brasileiro em busca de emprego no mesmo nível que um candidato que tenha estudado nos Estados Unidos na hora de competir por uma vaga de trabalho. Tanto que Filipe pretende agora seguir os mesmos passos com o diploma de pós- graduação que conquistou pela UNINTER. “Eu também tenho a intenção de validar a Pós, o que me ajudaria dispensando algumas disciplinas caso eu entre em um MBA nos EUA”, explica ele.  

BENEFÍCIOS 

Obter seu diploma pelo Centro Universitário Internacional UNINTER tem grandes vantagens: 

  • Ensino a Distância – o aluno escolhe a hora em que vai estudar e tem acesso à mesma qualidade de ensino oferecida pelo sistema presencial; 
  • Idioma – estudar no seu idioma nativo garante uma total compreensão dos temas de estudo abordados durante o curso; 
  • Custo x Benefício – os valores dos mais de 200 cursos oferecidos pela UNINTER são competitivos e bem mais acessíveis se comparados aos custos de um curso em uma universidade nos Estados Unidos. Com isso, o aluno tem mais chance de investir na validação nos EUA, após receber seu diploma de graduação ou pós-graduação pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.  
  • MEC – o seu diploma é validado pelo Ministério da Educação do Brasil, o que significa que você pode trabalhar para qualquer empresa brasileira sem ter que passar pelo processo inverso, ou seja aqueles que se formaram nos EUA e agora querem trabalhar no Brasil.  

Há inúmeras instituições privadas que oferecem avaliação de equivalência por meio de serviços de avaliação de credenciais. A NACES (Associação Nacional de Serviços de Avaliação de Credenciais, naces.org), por exemplo, oferece uma lista de instituições que podem ajudá-lo. Outra opção de consulta seria a AICE (Associação de Avaliadores de Credenciais Internacionais, aice-eval.org) cujos membros também são reconhecidos pelo Departamento de Educação dos EUA. 

Faça sua própria pesquisa online, busque referências e escolha aquela que mais lhe pareça confiável para atender às suas solicitações. Com seu diploma de graduação e/ou pós-graduação da UNINTER validado nos Estados Unidos, você estará pronto para competir no mercado de trabalho de igual para igual com seus concorrentes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui