O reconhecimento do curso superior pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil) garante que sua graduação vai ter um valor oficial, sendo, portanto, bem aceita no mercado de trabalho. Então, se você está pensando em investir em um bom curso e conseguir um diploma de nível superior, é preciso ficar atento a isso. Por isso, se você quiser começar um curso a distância, verifique se é um EAD reconhecido pelo MEC. 

Os cursos na modalidade EAD crescem cada vez mais em todo o mundo. Isso acontece principalmente por causa do alcance que a tecnologia tem, além do excesso de atividades ou da falta de tempo no dia a dia das pessoas, que acabam buscando uma faculdade que consigam cursar de acordo com os seus horários disponíveis. 

A flexibilidade e a economia de tempo com deslocamentos são duas das principais vantagens, mas alguns cuidados são essenciais antes de escolher o seu curso. Afinal, é preciso se certificar de que você vai ter um diploma reconhecido pelo MEC. Por isso, confira as nossas dicas para ter essa certeza. Boa leitura! 

Por que os cursos universitários devem ser reconhecidos pelo MEC? 

Uma exigência legal, prevista no Decreto n. 9.235/2017, é o reconhecimento de cursos de nível superior para assegurar que o diploma tenha validade em território nacional. Logo, esse aval que o Ministério da Educação concede é um indicativo de que o seu diploma vai ser totalmente aceito, tanto por entidades que fazem registro profissional, quanto pelo mercado de trabalho. 

Sem falar que com o seu diploma reconhecido pelo MEC, você tem a opção de fazer a validação deste mesmo diploma no exterior, seja nos Estados Unidos ou em outro país, seguindo as orientações oficiais de cada região. 

Portanto, jamais faça a matrícula em uma faculdade antes de verificar com bastante atenção o reconhecimento do curso que quer fazer. Isso é fundamental para que você não caia em armadilhas e descubra apenas na formatura que o diploma não é válido — como aconteceu com uma turma com quase 200 alunos na Bahia

Vale lembrar que o reconhecimento de um curso EAD ocorre quando a formação está em andamento. Por exemplo, em uma graduação à distância com duração de quatro anos, o processo de reconhecimento começa ao final do segundo ano, enquanto em uma com cinco anos, o processo se inicia no final do terceiro ano. 

Depois de reconhecer um curso, o MEC passa a avaliá-lo, lembrando que diversos fatores influenciam na nota, como desempenho dos alunos no Enade, infraestrutura, titulação dos professores e recursos didáticos. 

Qual é a importância de o MEC reconhecer o diploma EAD? 

Para que o diploma EAD seja válido, a instituição de ensino precisa ter autorização do Ministério da Educação para funcionar e ofertar cursos a distância. Esse é um detalhe fundamental que você deve analisar antes de se matricular em uma faculdade — até porque você não quer jogar fora anos de estudo, não é mesmo? 

Ao fazer um curso EAD que seja reconhecido pelo MEC, seu diploma vai ter validade normal no mercado, da mesma forma que tem um diploma emitido por um curso presencial. É importante ressaltar que, para o MEC, não existe distinção de modalidade, desde que a faculdade oferte os conteúdos exigidos dentro da carga horária determinada. Lembrando que a informação de que o curso foi feito a distância ou presencialmente sequer consta no diploma. 

Lembre-se de que cursar uma graduação reconhecida em uma boa faculdade é garantia de que você vai adquirir os conhecimentos necessários para desempenhar bem a profissão escolhida. Além disso, você vai receber um diploma que será bem aceito no mercado de trabalho. 

Com um diploma EAD reconhecido pelo MEC, você pode: 

  • concorrer a um cargo de nível superior no seu local de trabalho; 
  • buscar melhores oportunidades em outras empresas. 
  • fazer pós-graduações na Uninter, que tem a melhor metodologia de ensino; 
  • participar de concursos públicos que exijam nível superior. 

Como verificar se o MEC reconhece um curso a distância? 

As avaliações do MEC ocorrem de tempos e tempos, podendo indicar piora ou melhora de desempenho da instituição de ensino e dos cursos oferecidos por ela. A pontuação abrange diversos aspectos, variando de 1 a 5. As notas com valores entre 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, enquanto as iguais ou acima de 3 são positivas. 

Se você quiser saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC, basta acessar o site do e-MEC e fazer uma consulta avançada. Vale destacar que as notas apresentadas pelo e-MEC dividem-se em três tipos: 

  • Conceito de Curso (CC): refere-se à nota atribuída depois de uma visita presencial do MEC à faculdade; 
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): trata-se da avaliação das titulações dos professores, das instalações físicas e da equipe em geral; 
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): o Enade é um indicador que acompanha o conhecimento que os estudantes adquirem ao longo do curso. Esse exame é aplicado anualmente, para estudantes no início e no final do curso. A cada ciclo, o Enade faz a avaliação de um grupo de áreas do conhecimento. 

Escolher um curso superior que vai definir a sua profissão é, sem dúvida alguma, uma decisão bastante difícil para muitas pessoas. Então, para garantir um diploma válido e evitar dores de cabeça no futuro, é fundamental ficar atento a esse detalhe que vai além de questões profissionais e acadêmicas. Na hora de escolher a instituição, certifique-se de que se trata de uma EAD de qualidade e reconhecida pelo MEC.  

Classificada com a nota 4, segundo ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) este ano, a Uninter mantém o conceito de excelência conquistado em 2019. E com um portfólio de mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação, e professores altamente qualificados, não há a menor dúvida de que a Uninter é a escolha ideal para a sua jornada de conhecimento e profissionalização.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui