Geralmente, quando escolhemos uma profissão para seguir, é porque nos identificamos com as características dela. A situação não é diferente com quem escolhe trabalhar com marketing, afinal, quem atua na área tem alguns tipos de perfis específicos.

É claro que terão algumas habilidades em que nos reconhecemos mais que em outras, mas sempre existirá um estilo a ser seguido. A área reserva um mercado de trabalho vasto, com muitos ramos para atuar e que exigem qualidades bem-específicas.

Quer saber mais sobre o marketing, qual caminho de atuação ele oferece e o perfil ideal? Então está no texto certo. Vamos apresentar esses e outros assuntos sobre o tema. Prossiga com a leitura e aprenda!

O mercado para trabalhar com marketing

Nós sabemos que o mundo está em constante evolução e o comportamento do cliente acompanha essas mudanças. As empresas também estão tendo que se adequar às novas exigências do consumidor. Além de ter que trabalhar o preço e a agilidade no serviço, uma das questões fundamentais é manter o bom relacionamento com a marca.

O profissional que atua ou pretende trabalhar com marketing tem que fazer pesquisas de mercado para conseguir compreender qual é o perfil do público-alvo e, a partir disso, traçar as estratégias de comunicação e venda. As grandes companhias costumam contratar pessoas dessa área para a elaboração de projetos de fortalecimento da marca, sempre visando resultados a médio e longo prazos.

Já as empresas consideradas de pequeno e médio portes investem em ações mais imediatas. Isso não exclui a possibilidade de contratarem eventualmente um marqueteiro para poder pensar na sua estratégia em longo prazo.

As áreas de atuação do ramo

Como destacamos no início deste texto, a área oferece um leque de opções para quem escolhe trabalhar com isso. O profissional não precisa ficar preso ao estereótipo de que só atuará com redes sociais ou mídias off-line. Por trás de todo esse mundo de vendas, marcas, logotipos e estratégias, existem muitas oportunidades e é sobre isso que falaremos a seguir.

Inbound marketing

Essa é uma carreira que vem ganhando muito espaço dentro da vertente digital. O seu objetivo é atrair os clientes de acordo com seu nível de maturidade para consumir determinado produto ou serviço que a empresa oferece.

Ele procura não apenas divulgar, mas mostrar ao público-alvo a marca como sendo a coisa certa na hora em que a pessoa precisa. A ação é feita por meio de estratégias, como o uso de funil de vendas, o ranqueamento de conteúdos e a elaboração de materiais com relevância.

Produção de conteúdo

Quem quer trabalhar com marketing pode atuar no ramo como produtor de conteúdo dentro de uma empresa ou tendo o seu próprio negócio. Na função, ele terá como objetivo fazer o desenvolvimento de materiais ricos e que sejam relevantes para atração de leads, que, na linguagem do ‘marketês‘, significa potenciais consumidores que mostraram um interesse pelo produto.

Quer um exemplo? Em uma empresa especializada em produção, comercialização de alimentos e produtos naturais, o produtor de conteúdo tem que buscar a elaboração de textos que falem sobre o tema. A estratégia tem como finalidade atrair clientes por meio do interesse em dicas e informações sobre como ter benefícios com uma boa alimentação.

Marketing digital

Quem quer seguir a área não tem que só trabalhar com publicidade. Ele pode desenvolver um trabalho com ferramentas para atrair os clientes na internet. Nas empresas, podem ser desenvolvidas estratégias de Search Engine Optimization (SEO) ou Search Engine Marketing (SEM), para gerar visitas na rede.

Na função, é preciso realizar um planejamento de ações nas mídias, além de manter um bom relacionamento com os colaboradores e clientes. Além disso, esta vertente do marketing também envolve a criação de campanhas por e-mail e envio de publicações fixas da empresa para os clientes, as chamadas newsletters.

Redes sociais

Elas estão sempre em destaque e deixaram de ser apenas para o relacionamento das pessoas. As redes sociais são uma oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços e também estreitar o relacionamento da marca com o público-alvo. E qual é o responsável por desenvolver essas ações? Isso mesmo: o profissional de marketing.

Quem escolher a área tem que traçar objetivos adequados de acordo com cada uma das mídias. Além disso, ele também deve gerar conteúdos, gerenciar as contas das empresas, interagir com os usuários e fazer a análise dos resultados.

O perfil do profissional

Agora que você já sabe algumas das áreas em que pode atuar trabalhando com marketing, mostraremos as habilidades exigidas. É sempre bom destacar que cada ramo citado tem um direcionamento que pode envolver um perfil diferente. Portanto, não fique preocupado se não se identificar com todos. É importante ter, pelo menos, alguns deles para poder trabalhar com isso.

Criatividade

Quando tocamos no assunto, é comum as pessoas associarem os profissionais com a criatividade. Por trás daquela campanha bem-feita, do conteúdo nas redes sociais e de cada lead convertido, tem uma mente bem-diversificada. Fique tranquilo se esse não for o seu forte, pois esta habilidade não é um dom divino, mas sim algo que trabalhamos diariamente para desenvolver.

Organização

Para dar conta de múltiplas funções, é necessário ter planejamento e prezar pela organização. Caso contrário, ninguém dá conta. Desse modo, essa é uma habilidade importante para quem quer seguir por esse ramo, pois é preciso saber administrar muito bem o tempo e as tarefas para desenvolver um bom trabalho.

Aprendizado

Essa é uma das principais características de quem deseja trabalhar na área: estar sempre estudando. Aliás, todo profissional tem que ser assim, mas neste caso específico é ainda mais importante estar sempre atualizado. Como o mundo do marketing está em constante evolução, é necessário fazer cursos e descobrir as novas práticas para acompanhar o mercado. Além de se especializar, fique ligado em livros, blogs e outros materiais que falem e ensinem sobre o tema.

Capacidade de lidar com imprevistos

Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar e dentro do marketing não é diferente. Uma qualidade importante do especialista dessa área é saber lidar bem com situações adversas, como uma campanha nas redes sociais que não deu certo ou um conteúdo que não gerou os resultados esperados. Tudo isso pode acontecer no ramo, então é preciso ter jogo de cintura e saber resolver os problemas sem desespero.

Flexibilidade

Além de saber lidar com o inesperado, é necessário também ter bastante flexibilidade no ramo. Fazendo uma pequena pesquisa, você verá que a área é diferente das demais, pois esse profissional não tem um horário estabelecido de trabalho ou dia certo. É claro que os limites devem ser respeitados, mas o colaborador tem que ter disposição de atender um cliente fora do prazo comercial ou chegar em casa e ainda continuar o processo — afinal, não tem hora para a criatividade surgir!

Conseguiu identificar-se com uma ou mais características do perfil de quem quer trabalhar com marketing? É importante destacar que a área escolhida e a formação influenciam no tipo de profissional que você será. Por isso, é fundamental avaliar todos os pontos, pesquisar sobre o mercado de trabalho e, principalmente, estar sempre atualizado para não perder oportunidades.

A Uninter Americas oferece vários cursos de graduação e pós-graduação na área de Marketing, com mensalidades a partir de 99 dólares. Os cursos são 100% online para os brasileiros que vivem fora do Brasil e querem estudar em português. Visite uninteramericas.com para mais informações e bons estudos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui