A paixão pela cozinha e pela boa comida dificilmente sai de moda, sendo assim, profissionais capazes de executar de maneira eficaz e inovadora o ofício da culinária ganham destaque instantaneamente e podem se dar ao luxo de praticamente escolherem onde desejam trabalhar.

Comer bem é um prazer universal, mas podemos dizer que a busca por entretenimento voltado à culinária nunca esteve tão forte em todo o mundo, com uma variedade de programas de TV especializados no assunto.  Mas o dia a dia na cozinha está longe do glamour dos pratos gourmet e estrelas Michelin.  Tem muito suor, trabalho, criatividade e dedicação para conquistar um lugar na indústria da comida, e tudo isso acompanhado de muito estudo.

Perfil do aluno de Gastronomia

Muitos estudantes se perguntam se gostar de cozinhar basta para seguir a carreira gastronômica. De fato, existem outras aptidões primordiais para a profissão.

Além do amor pela cozinha, é necessário ter habilidade, já que é preciso saber montar pratos, cardápios e conhecer bem os ingredientes, liderança, principalmente na cozinha de restaurantes, e saber trabalhar em equipe, afinal, a coletividade eficiente é fundamental para garantir um excelente produto final.  

Mas se você não tem todas as características do perfil, não se preocupe. A tendência é que elas se aprofundem justamente durante o curso de graduação a distância em Gastronomia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Áreas de atuação

Quando pensamos em gastronomia, já vem à mente cozinha de restaurante, não é mesmo? Mas engana-se quem se limita a isso. O mercado de trabalho tem diversas áreas de atuação para os graduados.

Um chefe profissional pode atuar em indústrias, escolas, confeitarias, hospitais, hotéis e até em empresas de fiscalização sanitária. Outra opção que o mercado oferece é trabalhar como consultor, prestando serviços para restaurantes e bares na criação de cardápios, análise criteriosa de fornecedores, escolha de layouts e diversas outras funções. Há ainda os chefs corporativos, um nicho estreito e extremamente competitivo. Esses são os profissionais por trás da criação do menu de cadeias de restaurantes bastante conhecidos no mundo todo.

Existem também os personal chefs, uma grande tendência atual, que abrange a área de atuação para eventos particulares e intimistas, além da possibilidade de ser dono do próprio negócio, abrindo um buffet ou atendendo eventos de forma autônoma.

Gastronomia a distância Uninter

A Uninter acaba de disponibilizar o curso de Gastronomia para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, Europa e Japão. A formação do tecnólogo é realizada pelo ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, 100% online. Nela, o aluno possui todo o suporte de tutores, professores e dos polos Uninter espalhados pelos Estados Unidos.

A graduação traz uma gama completa de áreas voltadas à alimentação. Entre elas, atividades que abrangem restaurantes, bares, personal chef, chefe de cozinha, unidades produtoras de alimentos e outras. Com tantas áreas de atuação, as habilidades e técnicas não podem se restringir à cozinha trivial, sendo uma mescla da culinária brasileira com a internacional. 

A grade curricular geral conta com carga horária total de 1.908 horas muito bem distribuídas de acordo com os critérios de evolução e o próprio andamento do curso.  O profissional graduado no Centro Universitário Internacional Uninter está apto a adentrar de maneira extremamente capacitada em diversos setores do mercado, com a conexão de grandes áreas do conhecimento. 

Para mais informações sobre o curso de Gastronomia visite o site da Uninter Americas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui