Ciências da Religião e Teologia buscam espaço no ambiente acadêmico e profissional, cada qual defendendo a sua área de atuação, sem renunciar ao conhecimento científico. A neutralidade acadêmica busca suas diferenças nos conceitos epistemológicos e nos respectivos pressupostos metodológicos.

Em Ciências da Religião, estudam-se as características dos fatos a que se refere o fenômeno religioso, no campo interdisciplinar acadêmico, em sua diversidade religiosa e cultural, integrando os conhecimentos da escola clássica e contemporânea, para compreender melhor o objeto de estudo. Já que o cientista da religião possui liberdade na sua área de pesquisa, cujo objetivo é estruturar um inventário especializado, com o compromisso ético-científico.

A Teologia traz como referência a reflexão acerca da realidade de uma determinada tradição religiosa. Enquanto pesquisa, preocupa-se em definir, averiguar e compreender todos os fatos hermenêuticos, geralmente em relação as Escrituras Sagradas. A Teologia Pública tem demonstrado habilidades no envolvimento e na construção da sociedade civil e está ganhando espaço a partir da concepção de cidadania.

O Centro Universitário Internacional Uninter oferece cursos superiores 100% online para os brasileiros que vivem fora do Brasil e buscam conhecimento neste campo e pensam em atuar em suas comunidades. Confira:

Teologia Bíblica Interconfessional

Com duração de três anos, o curso estuda o campo teórico investigativo da teologia, do ensino, da aprendizagem e do trabalho comunitário presentes na prática profissional do teólogo, capacitando-o a exercer funções de liderança e gestão nas comunidades, mobilização de pessoas em torno de projetos humanitários, além da produção e difusão do conhecimento em contextos religiosos, bem como a exercer atividades pastorais para homens e mulheres.

Teologia Doutrina Católica

O protagonismo de cristãos leigos e leigas, proposto pelo Concílio Vaticano II tem sido cada vez mais assumido por homens e mulheres que desejam servir o Reino de Deus por meio das pastorais e movimentos da Igreja. A efetividade dessa ação pastoral é constituída a partir do aprofundamento nos temas teológicos que envolvem a vida eclesial.  A Teologia Católica trata dos temas, da doutrina, da pastoral e da evangelização da Igreja Católica Apostólica Romana. Após três anos de estudo, o graduado pode atuar como catequista, assessor de pastoral, palestrante nas paróquias, comunidades eclesiais, movimentos e grupos sociais.

Ciências da Religião

O conhecimento se multiplica dia a dia, e a religião também segue como um fenômeno dos tempos atuais. A diversidade de doutrinas no mundo globalizado e o reconhecimento do respeito entre as culturas que vivenciam seus ritos, com privacidade e manutenção dos direitos individuais são marcas latentes no Estado laico. As unidades temáticas de aprendizagem deste curso abordam durante quatro anos desde direitos humanos e temas sociais, antropologia e religiões na américa latina, cristianismo e religiões asiáticas judaísmo e ética religiosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui