Para ingressar na carreira profissional com o pé direito, estar a par das tendências do mercado é um dos pré-requisitos. À medida que esse futuro fica cada vez mais próximo, vale adiantar o que todas as “novas profissões” têm em comum: são frutos da transformação cultural, tecnológica e sanitária que o mundo vem vivendo.

Saiba mais sobre os segmentos e profissões que mais se encontram em ascensão na atualidade.

Área da Tecnologia 

Há quem diga que o aumento da automatização, com o uso de robôs, irá diminuir significantemente o número de empregos braçais. Por outro lado, o número de funções na área também tende a aumentar, seja para criar, manter e até descartar (quando ultrapassadas) essas novas tecnologias. Além disso, empresas que adotam robôs podem se tornar muito mais produtivas e, consequentemente, precisam de mais pessoas para auxiliar e atender ao aumento da demanda na produção. Assim, nessa área, algumas das carreiras que devem se destacar no futuro são:

Especialistas em dados: embora essa já seja uma formação popular, atualmente, é imprescindível para as organizações que precisam cada vez mais de dados extraídos, analisados e apresentados de uma forma que auxilie na tomada de decisão. Diante disso, os empregos pertencentes a cientistas de dados, especialistas em big data e outros profissionais, provavelmente continuarão em ascensão.

Especialistas em transformação digital: o mundo como o conhecemos hoje tende a ficar ainda mais conectado e as distâncias físicas tornam-se cada vez mais irrelevantes. Por isso, profissionais capazes de levar transformação e inovação para empresas historicamente tradicionalistas serão essenciais para desenvolver soluções de realidade aumentada que ajudarão a trazê-las de volta ao mercado competitivo.

Especialistas em segurança: à medida em que o mundo avança para uma presença digital e on-line muito maior, as organizações enfrentam a tarefa de proteger não mais só seus próprios dados, mas também os de seus clientes e funcionários. Uma prova disso é a popularização de leis de proteção de dados ao redor do mundo. 

Área de Pessoas

Um dos grandes legados que serão deixados pelos chamados millenials e pela geração Z é sobre como um bom emprego não tem relação apenas com o financeiro, mas sim com a qualidade de vida, diversidade, possibilidade de conciliar emprego e vida pessoal, propósito e, principalmente, se estão comprometidos em realizar um impacto positivo na sociedade em geral. Com isso, duas carreiras que lidam diretamente com pessoas deverão se destacar.

Impulsionadores da produtividade: assim como o aumento de produtividade advindo das máquinas, a entrega dos funcionários também deverá aumentar. E, a função se torna um pouco mais desafiadora ao se deparar com uma geração altamente conectada que recebe diversas distrações visuais, seja do celular ou do computador, a cada segundo. Cabe a essa função buscar estratégias para sanar isso e fazer com que o fluxo e o nível de trabalho humano acompanhem, ao máximo, o da automatização.

Bem-estar do funcionário e diversidade: como já dito, as gerações mais novas deixarão um legado sobre como um espaço de trabalho deve ser. Com isso, cargos com foco no bem-estar dos funcionários continuarão a crescer e se popularizar cada vez mais. Da mesma forma, há uma tendência na preocupação com a diversidade nos mais diversos cargos nas empresas, seja na hora de recrutar e, ainda, no decorrer da carreira, assegurando que todos possam ter as mesmas oportunidades, independente de gênero, orientação sexual, raça, condição física ou credo.

Área de Finanças 

Especialista em moedas virtuais: com a popularização das moedas virtuais como o Bitcoin, Dogecoin, Ethereum e similares, a descentralização monetária se torna cada vez mais uma realidade. Cabe ao futuro dizer se os grandes bancos irão absorver, regularizar ou atacar essa nova modalidade. Independentemente de qual seja a decisão, especialistas em entender essa questão serão de grande valia para o mercado.

Área da Saúde

Quem também deverá enfrentar grandes influências pela tecnologia, é a área de saúde. Com o alto desenvolvimento dos aparelhos, cada vez mais, o mundo tende a buscar por um comportamento mais preventivo, focado em prevenir o surgimento de doenças, mais do que uma medicina curativa, que procura evitar o agravamento e as complicações de uma doença ou problema de saúde que já está em curso. Além disso, um outro fator para se ter em mente é o aumento da população idosa: graças a esses avanços da tecnologia a expectativa de vida deve aumentar.

Geneticista: esse cargo, que já existe atualmente, tende a ganhar mais espaço nos próximos anos. Entre as muitas tarefas de um geneticista, está a possibilidade de identificar doenças que uma pessoa possa vir a desenvolver e agir sobre ela antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Em um sistema de saúde que, devido ao grande número de idosos e diversas outras questões, pode a qualquer momento ficar saturado, prever como acontecerão futuras doenças e até mesmo tratá-las antes de se agravarem será de grande importância. 

Walker Talkers: Sem tradução para o português, esses profissionais atuam similarmente aos cuidadores de idosos, mas de forma remota e, por isso, sem cuidados físicos. Sua função principal será ouvir e conversar com os idosos que vivem longe de suas famílias e não têm com quem conversar, mas precisam de alguém para ouvi-los e realmente prestar atenção ao que têm a dizer.

Especialistas em doenças infecciosas: infelizmente existem poucos exemplos na história em que uma doença infecciosa foi totalmente erradicada, como é o caso da varíola. Logo, diversas variantes de doenças já existentes podem ressurgir a qualquer momento ou, ainda, novas podem vir a acontecer, como foi o caso da Covid-19. Cabe ao profissional dessa área orientar a população em como agir para prevenir, colaborar com a erradicação e também a se proteger durante uma pandemia.

 Como se preparar para os empregos do futuro?

  • Aprimore suas habilidades sociais. Apesar de toda a mudança, uma coisa que permanecerá a mesma é a importância do networking;
  • Se mantenha curioso e disposto a aprender. Que é basicamente o que você já está fazendo aqui, nesse artigo.
  • Torne-se mais flexível. Há quem diga que o mundo profissional será dos generalistas (sabem um pouco de tudo) e não mais dos especialistas (sabem tudo sobre uma única coisa);
  • Desenvolva sua inteligência cultural. Busque entender sobre outras culturas, línguas, costumes… Você nunca sabe qual país será referência na sua área, então, é bom estar preparado.
  • Dê tempo ao tempo. Se preparar para o futuro está liberado, ficar com preocupação excessiva sobre ele já não é algo saudável.

E para os interessados em garantir um lugar no mercado de trabalho, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação online para os brasileiros que vivem fora do Brasil. Entre algumas das profissões citadas acima, a Uninter oferece os cursos de Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital, Ciência de Dados, Gestão da Segurança e Defesa Cibernética, Gerontologia – Cuidado ao Idoso e muitos outros. Consulte a lista completa na página da Uninter Americas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui