Início Saúde e Bem-Estar Que tal começar o ano sem estresse no trabalho?

Que tal começar o ano sem estresse no trabalho?

0
42

Ano Novo, vida nova! Será? Com o fim das festas de fim de ano, feriadão e férias, a volta à vida normal é iminente e com ela a pressão do dia a dia, que vai do trânsito engarrafado, filas, prazos, boletos à rotina do trabalho, elevando o nível de estresse.

Saber lidar com problemas do dia a dia é fundamental para não sucumbir a doenças causadas pelo esgotamento físico e mental. Se você já teve vontade de jogar tudo para o alto, sair correndo e abandonar o barco, ou melhor, o serviço pela metade, saiba que não está sozinho! Afinal, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), vivemos numa epidemia de estresse, que já atinge 90% da população mundial.

Essa palavrinha chata chamada “estresse”, no “bom português”, há muito tempo passou a fazer parte do vocabulário da vida moderna, principalmente de profissionais de TI, médicos, engenheiros, operadores de telemarketing e professores, que estão no topo da lista das profissões mais estressantes do mundo. Ou seja, o estresse tem um alto potencial destrutivo se não for levado a sério!

Mecanismo de Defesa

Segundo especialistas, o estresse nem sempre foi o vilão da história. Pelo contrário, desde a época do homem das cavernas, ele funciona como um mecanismo fundamental para a nossa existência, sendo uma defesa do organismo, necessária à sobrevivência da espécie. Ou seja, é uma reação natural do corpo quando enfrentamos situações de perigo e precisamos reagir imediatamente.

Isso porque as situações tensas normalmente desencadeiam uma reação automática em nosso organismo, liberando hormônios como a adrenalina, que acelera o coração, e cortisol, que aumenta a pressão e o aporte de energia aos músculos. Quando esse esgotamento acontece, o corpo começa a mostrar os sinais tóxicos do estresse que vão minguando nossa saúde aos poucos. O estresse causa doenças como ansiedade, depressão, pânico, de pele e úlceras, entre outras.

Hoje, o estresse é classificado em dois estágios:

Agudo: mais intenso e curto, causado por traumas, que podem ser passageiros como a depressão causada pela morte de um parente.

Crônico: costuma se manifestar por meio de períodos de insônia, cansaço excessivo, oscilações de humor e alterações físicas, como dores pelo corpo, alteração de apetite e lesões na pele. Em mulheres, o estresse crônico pode desregular o ciclo menstrual ou até suspendê-lo.

Portanto, para evitar o estresse crônico, é preciso criar estratégias para que o nosso organismo consiga reagir diante dos problemas e impedir que o cansaço extremo e a sensação de estafa constante afetem nosso sistema imunológico, endócrino e nervoso.

Cuidado com o estresse ocupacional!

Mas vamos combinar que até mesmo quem faz ioga há anos dificilmente consegue manter a tranquilidade 100% do tempo. Enfim, quem nunca ficou estressado no trabalho que atire a primeira pedra! O importante é prestar atenção aos sinais do seu corpo. Se você não consegue dormir direito, está sempre cansado e de mau-humor, é bom procurar a ajuda de um profissional. Só ele saberá dizer se você está sofrendo de alguma doença desencadeada pelo estresse mal administrado, como a síndrome de burnout, também conhecida como distúrbio emocional por esgotamento profissional. 

FIQUE ATENTO! Os três principais sintomas dessa síndrome são: esgotamento físico e emocional; distanciamento emocional (falta de sensibilidade/cinismo), queda na sensação de realização.

O que fazer para prevenir?

Manter o autocontrole diante de situações “estressantes” no trabalho não é uma tarefa nada fácil. Para remediar certas situações corriqueiras e não nos transformarmos em uma bomba-relógio, é extremamente necessário adotar certas posturas na sua rotina. Confira algumas dicas:

1) Praticar atividades físicas regulares é fundamental. Uma caminhada já é altamente eficiente para aliviar a tensão e liberar endorfina, substância que causa bem-estar;

2) Sabe aquela pessoa que só reclama de tudo? Não tenha receio de se distanciar dela;

3) Socialize! Procure conversar com amigos ou pessoas próximas sobre o que você está sentindo;

4) Permita-se fazer atividades que fogem da sua rotina diária como ir ao cinema ou organizar um encontro com amigos. O lazer é imprescindível para a manutenção da saúde mental;

5) Respire fundo para manter a serenidade e autocontrole. Conte cinco segundos quando inspirar o ar, e oito ao expirar;

6) Coloque em prática o ditado “quem canta seus males espanta”! Ouvir música e cantar libera dopamina, substância que causa sensação de bem-estar. Aliás, existem várias playlists relaxantes que você pode ouvir no trabalho;

7) Procure manter uma alimentação saudável. Quando você está estressado, o organismo perde vitaminas e minerais, por isso é necessário repor esses nutrientes;

8) Se puder, tente não trabalhar fora do horário, principalmente se está em home office.

Curso de Psicanálise Fundada por Sigmund Freud, a psicanálise é uma teoria da mente humana e uma prática terapêutica que trata entre outras coisas ansiedade e pânico, doenças que podem ser causadas pelo estresse. A Uninter oferece curso superior de Psicanálise aos brasileiros que moram no exterior. O curso tem a duração de quatro anos e é 100% online e em português. Saiba mais aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui