“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.”

Quantas vezes você já ouviu essa frase de autoria atribuída ao filósofo chinês Confúcio? E quando o assunto é trabalho a premissa não poderia ser mais verdadeira. Um estudo recente revelou que existe sim uma relação entre felicidade e dinheiro, porém ela acaba quando se atinge um salário de 75 mil dólares por ano. Você passa anos fazendo o que não gosta, conquista um certo conforto financeiro e descobre que continua descontente. E aí, o que vai manter você feliz no emprego? O caminho é fazer o que gosta, o que preenche o seu dia, mente e coração sem parecer trabalho.

Para a maioria das pessoas, identificar a profissão dos seus sonhos é o maior desafio de todos. Mas a verdade é que a resposta pode ser mais simples do que você imagina porque há uma grande probabilidade de que você já esteja fazendo isso diariamente durante o seu tempo de lazer e ainda tenha vocação para isso. Tem gente que passa horas em mídias sociais e até desenvolve habilidades críticas e criatividade necessárias a um gestor de mídias, por exemplo. E os amantes da moda? Stylists por natureza podem perfeitamente se tornar um profissional da moda; quem gosta de escrever pode estudar para ser um jornalista, e assim por diante.

Como descobrir a minha vocação profissional?

O primeiro passo é sempre ter clareza sobre os seus objetivos, por isso, um exercício de autoconhecimento é fundamental. Se for preciso, pegue literalmente o papel e a caneta para anotar quais são os seus pontos mais fortes e aqueles que necessitam de desenvolvimento. Lembre-se de que a descoberta de uma profissão se inicia por meio do aprendizado, o que contribuirá com sua evolução e conhecimento profissional. Feito esse primeiro exercício, utilize as dicas a seguir como aliadas para descobrir sua vocação.

Considere suas aptidões

O que você gosta de fazer? Essa pergunta tem tudo a ver com o seu futuro profissional, porque é possível transformar as atividades que você sente prazer em realizar em algo que trará retorno financeiro e o ajudará na conquista de seus objetivos.

Pesquise sobre a carreira

Destacamos a importância de considerar os seus gostos na descoberta por uma vocação. No entanto, trata-se de algo que não deve ser feito de forma isolada. Gostar de séries de TV sobre medicina, por exemplo, não significa que você deve se tornar um médico. É preciso saber se você realmente se identifica com a realidade dessa rotina, ou seja, com aquilo que acontece na vida real e vai além das telas? Para não se frustrar, ler sobre a profissão é mais do que necessário. Sendo assim, veja a fundo quais tarefas fazem parte do cotidiano da carreira, procure a grade curricular do curso para analisar quais são as disciplinas ministradas, enfim, faça uma pesquisa completa.

Estude o mercado

Avaliar como anda o mercado de trabalho é outra atitude indispensável. Isso se deve ao fato de que muitas das profissões que já estiveram no auge antigamente, hoje, são praticamente extintas. Por outro lado, com o boom da tecnologia e das transformações que ela trouxe para todos os tipos de segmento, existem posições que se encontram em plena explosão, chamadas também de “profissões do futuro “.

Você já sabe, por exemplo, o que faz um analista de big data? Conhece as funções de um social media? A área para a qual você tem vocação pode ainda não ser tão conhecida ou tradicional, portanto, não se limite.

Faça um curso superior

Depois de avaliar todas as dicas anteriores e identificar a profissão desejada, estude. Isso mesmo; procure um curso de graduação que ofereça o conhecimento necessário para que você possa disputar uma vaga no mercado, como um profissional bem-preparado. Com o diploma na mão, você poderá entrar para o seleto time dos que não “trabalham”, simplesmente fazem o que gostam todos os dias e ganham dinheiro com isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui