A transformação digital e o desenvolvimento da tecnologia estão presentes nas mais diferentes áreas. Para onde olhamos, encontramos possibilidades que antes pareciam distantes ou que faziam parte apenas da imaginação. E quando se trata do ensino de línguas não é diferente. Graças ao universo virtual, os estudos se estenderam para muito além das salas de aula.

Agora os avanços chegaram na tão comentada IA. Isso nos faz pensar nos benefícios da inteligência artificial para o aprendizado de idiomas. É possível utilizá-la de forma eficiente e vantajosa? E em quais situações, de fato, pode ser aplicada?

Neste artigo, você encontra cinco razões positivas para utilizar a IA no processo de aprendizagem. Veja os impactos que causa e faça bom uso dessa aliada!

1. Conteúdos personalizados

Uma das principais vantagens trazidas pela Inteligência Artificial e pela Ciência de Dados é, sem dúvidas, a oportunidade de soluções personalizadas. O uso de dados e algoritmos na tecnologia favorece ações voltadas para a individualidade, para necessidades específicas de cada pessoa.

No estudo de uma nova língua, isso significa a indicação de materiais selecionados especialmente para cada intuito ou nível de domínio.

Pro exemplo: se alguém está em uma fase em que precisa se aprofundar na gramática, é possível receber indicações de exercícios e conteúdos próprios para esta finalidade. Os testes de nivelamento também tendem a ser mais certeiros.

2. Prática de conversação

Praticar a fala é uma etapa importantíssima para melhorar a proficiência em qualquer língua estrangeira. E está aí mais um dos benefícios da inteligência artificial para o aprendizado de idiomas. Com chats e ferramentas de reconhecimento de voz cada vez mais cuidadosas, é possível exercitar a conversação com frequência.

A chance de interagir com uma inteligência facilita a otimização de tempo, já que é mais fácil adaptá-la a sua rotina. Afinal, quando esse tipo de contato envolve duas pessoas é necessário equilibrar agendas.

Tal praticidade incentiva o estudante à prática contínua. E quanto mais praticar, mais seguro se sentirá para conversar e trocar conhecimentos com humanos.

3. Feedbacks a qualquer hora

Por falar em liberdade de tempo, é importante mencionar o acesso rápido a feedbacks. Com a inteligência artificial é tranquilo tirar dúvidas pontuais que possam vir a surgir no dia a dia ou em momentos de estudo.

O acesso fácil a estatísticas gerais de desempenho é, ainda, outro fator de destaque. O balanço das correções de atividades e dúvidas são capazes de apontar quais são os pontos fortes do aprendiz e os que merecem atenção.

4. Autoconfiança no início dos estudos

Quando alguém está começando seus estudos, pode se sentir desconfortável para debater com outras pessoas ou sanar suas questões com um profissional. O fato de conseguir fazer isso inicialmente com uma inteligência artificial é capaz de incentivá-lo a dar seus primeiros passos. Isso porque o medo de errar vai embora.

Sentir-se à vontade para ter contatos iniciais com a língua é algo super bem-vindo.

5. Custo reduzido

Muitas vezes, a tecnologia é um meio acessível para desenvolver o aprendizado, bastando uma conexão com a internet para obter ótimas ferramentas.

Isso não quer dizer que você deva cortar despesas com aulas ou materiais de estudo. O intuito é proporcionar economia para investir na qualidade da sua educação com maior tranquilidade.

É interessante frisar que todos os benefícios da inteligência artificial para o aprendizado de idiomas não substitui os contatos e recursos humanizados. O ideal mesmo é combiná-los a favor de uma educação mais completa. Afinal, nada melhor do que aproveitar o melhor de ambos.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui