Durante a rotina de estudos, é comum surgir aquele desânimo e uma vontade de fazer qualquer outra coisa que possa distrair um pouco. Você deixa para fazer suas atividades depois, acha que dará conta e, quando vai retomar, acaba percebendo que o prazo está curto e as tarefas estão acumuladas.

Encontrar a motivação para estudar pode ser complicado e, por isso, separamos sete técnicas incríveis para você começar a praticar no dia a dia e não ter mais problemas com esse assunto.

1. Acredite no seu potencial

Você já ouviu falar sobre a síndrome do impostor? É quando você insistentemente acredita que não é capaz o suficiente de realizar uma tarefa, que não é inteligente e usa desse sentimento negativo para procrastinar e não assumir novos projetos. Às vezes, pode parecer difícil acreditar em você mesmo, mas isso é fundamental para ser bem sucedido.

Nestes momentos, mentalizar o seu objetivo e todos os benefícios que você terá ao atingi-lo é uma excelente forma de manter o ânimo. Imagine o quanto será maravilhoso quando você passar no vestibular ou na emoção indescritível de receber o seu tão sonhado diploma! Isso só será vivido se você continuar a estudar, certo?

Mantenha o pensamento positivo e relembre de todas as barreiras que, até esse momento, você foi capaz de ultrapassar. Não desista e, se for necessário, peça ajuda de um profissional capacitado para orientar você a sair dessa fase ruim e voltar a enxergar o quanto você é excelente no que faz!

2. Comemore as pequenas vitórias

Você finalmente aprendeu tudo sobre aquele assunto que parecia impossível? Então aproveite e comemore! Pode parecer uma coisa muito pequena para ser celebrada, mas as vitórias cotidianas também merecem destaque. Estabeleça um prêmio para presentear-se quando esses momentos acontecerem, como:

  • comer aquela pizza que você está desejando há algum tempo;
  • ver os episódios da sua série favorita que estão atrasados;
  • sair com seus amigos e familiares;
  • tirar um tempo para cuidar da sua aparência;
  • fazer o que você mais gosta, mas que não teve tempo!

Depois desse merecido momento de diversão e relaxamento, você estará muito mais motivado e feliz para continuar os seus estudos e, é claro, para obter novas conquistas. Afinal, é de pouco em pouco que os grandes sonhos são realizados, certo?

3. Estude em grupo

Estar com colegas que estão passando pelo mesmo desafio que você pode ser uma boa saída para fazer as suas tarefas. Aquele que compreendeu um pouco melhor a matéria pode ensinar os outros. Ou então juntos vocês podem encontrar soluções para aquelas perguntas que ninguém estava conseguindo resolver.

Tenha apenas cuidado para não deixar os assuntos do cotidiano ou outras distrações tirarem o foco de vocês. Elabore um roteiro de estudos com objetivos a serem cumpridos, otimize o tempo separado para as atividades e deixe para bater papo quando todas as lições do dia forem finalizadas.

4. Liste todos os aprendizados do dia

Às vezes, não temos a dimensão do quanto estamos evoluindo nos estudos e, por isso, usar um recurso visual para mensuração de resultados pode ajudá-lo a ter uma melhor percepção do quanto o seu esforço está valendo a pena. Nesse caso, a dica é fazer uma lista com tudo aquilo que aprendeu durante o dia e, no final da semana, juntar todas essas informações em um único lugar.

Com certeza, você ficará orgulhoso ao ver o tanto de coisas novas que está aprendendo nessa jornada e, ainda, terá uma melhor noção dos pontos que não estudou tanto e que precisa focar no dia seguinte.

5. Cuide da sua alimentação

Hábitos alimentares ruins podem deixar você mais fraco e indisposto para estudar. Por isso, é fundamental ter um cuidado especial com aquilo que você come ao longo do dia. Evite a ingestão de alimentos muito gordurosos e dê preferência para aqueles que são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e ômega 3.

Não se esqueça também de manter-se hidratado: coloque ao lado da sua mesa uma garrafa com água. Caso prefira, os sucos naturais e a água de coco também são uma boa pedida para refrescar-se e ganhar ainda mais nutrientes que colaboram para uma dieta saudável e equilibrada.

6. Esqueça o celular

Redes sociais, jogos, notícias do dia, conversas com os amigos… Você precisa do seu smartphone para todas essas atividades, certo? Mas que tal esquecer um pouco dele nos momentos que são dedicados para o seu estudo? Algumas vezes, é preciso que você não o utilize nem mesmo durante aquelas pequenas pausas, porque você pode acabar se distraindo além do limite.

Deixe para olhar as novidades no celular apenas depois que cumprir as metas do seu dia. Pense que se conseguir estudar e finalizar as atividades que separou no seu cronograma com rapidez e tranquilidade, mais tempo você terá para essas outras atividades prazerosas do seu dia a dia.

7. Faça atividades físicas

Você sabia que a prática de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios para quem estuda? Além de ajudar a fortalecer o corpo e a melhorar a sua memória, você ainda libera importantes hormônios que vão deixá-lo mais feliz e animado: a endorfina, a oxitocina, a dopamina e a serotonina.

O melhor dessa parte é que você pode escolher qualquer exercício que faça bem para o seu corpo e a sua mente:

  • uma caminhada ao ar livre com os amigos;
  • aulas de dança para mexer todas as articulações;
  • esportes coletivos, como o futebol e o vôlei;
  • praticar lutas que ajudam a desestressar, como o boxe e o muay thai;
  • ou passar algumas horas fazendo exercícios aeróbicos e musculação na academia.

Não deixe que o cansaço e o estresse tirem a sua motivação para estudar. Utilize as dicas que passamos para você neste post e pense que essa rotina, cercada de muito esforço e dedicação, será muito bem recompensada no futuro. Afinal, aprender coisas novas nunca é demais e muito em breve você será uma pessoa ainda mais preparada para o mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui