Ao ingressarmos em um curso de graduação, nem sempre temos clareza de todas as oportunidades que a área que escolhemos nos oferece. Em alguns casos, são muitas as opções de profissões a serem seguidas, mas, independentemente do curso que você faz, um caminho é sempre possível: a carreira acadêmica. Se você deseja seguir uma profissão que tenha oportunidades de emprego disponíveis, essa pode ser uma boa escolha.

Neste post, explicaremos para você um pouco mais sobre o que é a carreira acadêmica, quais são as principais vantagens envolvidas e o que você deve fazer para conseguir realizar as suas atividades com sucesso. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é a carreira acadêmica?

Na carreira acadêmica, as duas profissões principais são a de professor e pesquisador em universidades, sejam elas públicas ou privadas. São eles os responsáveis por desenvolver novos estudos sobre algum tema relevante na área de atuação e por repassar aos estudantes os seus conhecimentos por meio das aulas e palestras ministradas ao longo da jornada profissional.

Para seguir esse caminho, é preciso gostar muito do ambiente universitário e ir além de lecionar aulas e fazer pesquisas: é importante participar de eventos, congressos e seminários; envolver-se em atividades mais próximas da comunidade, como a extensão universitária; publicar seus novos artigos e livros, dentre outras atividades.

Ao longo da graduação, você pode dar monitorias ou participar de projetos de pesquisa para ter um maior contato com as principais atividades desenvolvidas ao longo da carreira acadêmica. Além disso, não deixe de procurar alguns dos seus professores para entender como é o dia a dia deles e tirar todas as suas dúvidas sobre essa profissão.

Quais são as principais vantagens?

Estar em uma sala de aula ou em um laboratório de desenvolvimento de pesquisas é uma grande responsabilidade. Afinal, é você quem vai capacitar mais pessoas para entrar no mercado de trabalho ou desenvolver novas técnicas e tecnologias para o aumento da qualidade de vida de todos nós. Mas fique tranquilo, pois essa é uma carreira repleta de vantagens. Conheça agora os principais benefícios!

Flexibilidade de horários

Em grande parte das universidades, o professor tem a possibilidade de escolher em quais turnos, dias e horários vai atuar. Essa liberdade permite que você possa se dedicar a outras atividades ao longo do dia, ainda que estejam diretamente relacionadas ao seu trabalho, como o desenvolvimento de artigos e pesquisas. Você ainda contará com dois períodos de férias por ano devido ao recesso acadêmico — o que é um grande privilégio.

Possibilidade de trabalhar na sua área de interesse

Fazer o que você ama é um dos principais caminhos para o sucesso profissional. A carreira acadêmica dá a possibilidade de continuar trabalhando na área que você mais gosta e que tem mais afinidade, o que torna o seu dia a dia mais prazeroso. Com as pesquisas realizadas por você, a sua área terá novos ganhos importantes e, com isso, vem o reconhecimento e o aumento da sua autoestima profissional.

O que é preciso fazer para seguir nessa carreira?

Assim como em qualquer outra profissão, é preciso muita dedicação e empenho para seguir na carreira acadêmica. Se você está considerando a possibilidade de ser um professor ou pesquisador, é importante que comece a pensar, desde a graduação, em alguns passos importantes a serem dados.

Faça uma pós-graduação, mestrado e doutorado

Para ser professor, a maioria das universidades exige que você já tenha uma pós-graduação ou mestrado. Assim que estiver terminando o seu curso de graduação, procure por uma instituição que ofereça a especialização de que você precisa para atuar como professor na área que mais tem interesse.

É importante destacar que, quanto mais alto o seu nível de formação, maiores são as chances de conseguir um emprego, bem como de ter melhores salários e benefícios. Por isso, se você deseja se destacar no mercado, faça também um doutorado e continue atualizando-se constantemente.

Já para os pesquisadores, fazer mestrado e doutorado são etapas primordiais: é com a continuidade dos estudos que você conseguirá se envolver em novos projetos de iniciação científica. Se a sua preocupação é o salário, saiba que existem programas com bolsas que oferecem remuneração para que você possa continuar se dedicando aos estudos.

Desenvolva um bom networking

Aproveite, desde a graduação, para criar uma rede de relacionamentos com os professores e pesquisadores da sua universidade. Sem dúvidas, eles ajudarão você com dicas para se inserir no mercado, esclarecer como é a rotina, organizar o seu Currículo Lattes, dentre outras atividades importantes a serem realizadas para conseguir um trabalho. Além disso, é por meio das parcerias que você conseguirá fazer parte de grandes projetos de pesquisa.

Participe dos principais eventos acadêmicos

Os grandes congressos, simpósios e seminários são alguns dos principais meios de conseguir mostrar o seu trabalho, construir networking e acompanhar tudo o que está sendo desenvolvido na sua área de interesse. Por isso, não deixe de participar dos principais eventos acadêmicos e aproveite para submeter seus artigos e pesquisas para apresentação e publicação.

Organize a sua vida profissional

Se você quer seguir a carreira acadêmica, mas também deseja experimentar outras possibilidades no mercado de trabalho, saiba que é totalmente possível. A sua flexibilidade de horários como professor e pesquisador permite que você tenha tempo para exercer outras profissões, desde que você consiga manter organizada toda a sua vida profissional e respeite os seus limites.

Como ter sucesso na carreira acadêmica?

Agora que você já sabe como iniciar a sua vida profissional, temos ainda algumas dicas que vão ajudar a se destacar nesse mercado. Ou seja, além de fazer bons cursos, investir em networking, organizar a sua vida e participar de eventos interessantes, existem outros pontos que devem facilitar a sua ascensão na carreira acadêmica. Descubra quais são eles, a seguir!

Escolha uma área

Dizem que uma pessoa inteligente é aquela que entende de tudo um pouco. De fato, buscar informações variadas e saber opinar sobre diferentes assuntos é mesmo um sinal de inteligência.

Contudo, ser especialista em um determinado tema é algo capaz de chamar mais atenção e diferenciá-lo no mercado de trabalho. Definir uma área para direcionar o seu foco de estudo é importante para que você consiga se tornar uma referência na vertente que escolheu.

Portanto, identifique as suas preferências e escolha uma especialidade para seguir. Talvez você mude os rumos da sua carreira com o tempo, mas não deixe de buscar esse caminho da especialização para ter um diferencial na sua formação.

Participe de grupos de pesquisa

Não é impossível seguir uma carreira acadêmica estudando sozinho, só que a troca entre pesquisadores costuma ser muito enriquecedora e facilitar o avanço dos estudos. Nesse caso, o networking será essencial para conseguir contatos e entrar para um grupo produtivo ou mesmo criar o seu próprio time de pesquisa.

Construa a sua marca

Ainda que o seu intuito não seja entrar para o mundo corporativo, pense na sua carreira como um empreendimento que você deve desenvolver ao longo da sua trajetória. Em outras palavras, faça do seu nome uma marca e cuide dela como uma empresa.

A concorrência é um fato no mercado, e, para ser bem-sucedido nessa área, é preciso ficar conhecido pelo seu trabalho. Lembra da ideia de ser uma referência no assunto que você escolheu? Então, preocupe-se em promover os seus estudos com todo cuidado e busque ser criativo nas suas abordagens para fugir do que todo mundo já faz. Para completar, cuide da sua imagem pessoal, para que ela esteja em sintonia com os seus objetivos profissionais.

Faça publicações constantes

Ter um portfólio considerável de publicações é o sonho da maioria dos jovens que entram para a carreira acadêmica. Afinal, esse é o grande triunfo dos acadêmicos mais experientes. Logo, a prática de escrever artigos precisa ser constante para você ficar cada vez melhor e alcançar periódicos qualificados.

No começo, isso deve ser difícil, mas as redes sociais podem ajudar nesse momento inicial até que você tenha acesso aos melhores canais — além, claro, do seu networking para ajudar na divulgação e relevância dos conteúdos.

Aprimore as suas qualificações

Por fim, jamais fique parado. Mantenha-se sempre atualizado e aposte na educação continuada para agregar valor ao seu currículo ou até mesmo engrandecer as suas produções.

Outra dica é procurar desenvolver habilidades complementares, como o domínio de um idioma estrangeiro, sua capacidade de comunicação ou qualquer outra competência que ajude no seu desempenho como profissional. Uma pessoa dedicada ao conhecimento e que pretende transmitir isso para os outros precisa estar constantemente aprendendo.

No fim das contas, a escolha de qual caminho percorrer depois da graduação pode ser difícil, mas é preciso lembrar que existem excelentes opções, como a carreira acadêmica. Basta começar a se envolver, desde já, com atividades relacionadas a esse meio para conseguir se planejar e obter sucesso profissional.

E aí, gostou? Aproveite para conferir alguns cursos de graduação e pós-graduação disponíveis pela Uninter para os brasileiros que moram fora do Brasil, e iniciar a sua tão sonhada carreira.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui