Os recentes anúncios da Meta (Facebook) e de outras big techs têm engajado muitos setores e organizações: o metaverso promete movimentar trilhões de dólares.

Já que o tema traz consigo o dinamismo e a velocidade de transmissão da informação, vamos começar indo direto ao significado de metaverso: o termo é a junção do prefixo meta, que na língua grega significa “além”, com a palavra “universo”. Isso, por si só, já nos oferece uma pista de que a ideia é ambiciosa e, assim como o universo, esse conjunto de ambientes virtuais promete estar em constante expansão.

Para quem já teve a oportunidade de ver ou jogar os games (jogos eletrônicos) mais atuais, aqueles com uma qualidade gráfica impecável muito próxima da realidade, não deve ser difícil imaginar uma réplica do nosso mundo, virtualizada, sem limites físicos de tempo, espaço e com amplas possibilidades. Mas muita calma, pois a questão visual, que naturalmente chama mais atenção, é só a ponta do iceberg.

Podemos dizer que enquanto a implementação das tecnologias que viabilizam o metaverso e a quebra de paradigmas vão ocorrendo no seu próprio tempo — e na velocidade esperada para um processo tão complexo —, empresas e marcas exploram o que já é tangível, se é que podemos definir assim algo que é basicamente perceptível em um universo não palpável. E o que dizem é que há possibilidade de que tudo isso, um dia, seja tátil.

Algumas das maiores marcas do mundo, inclusive, já lançaram suas roupas e acessórios virtuais, para serem usados no metaverso, mas com valores muito parecidos ou até maiores do que de produtos reais. Artistas estão comercializando obras originais, e muitos outros objetos já estão sendo vendidos em seu formato virtualizado — os chamados NFTs ou Tokens Não Fungíveis, em uma tradução livre, que são nada mais que um certificado, uma garantia eletrônica da posse de um objeto único e específico no ambiente digital.

Novo mercado, novos conhecimentos

Para quem quer se profissionalizar ou empreender na cadeia de valor do metaverso, esse é um novo mercado pronto para ser explorado.

Os profissionais que irão criar o metaverso, torná-lo possível e materializar tudo aquilo que existirá nesses ambientes, bem como aqueles que irão participar da sua manutenção nos mais diversos níveis, já estão se preparando para os próximos passos, adaptando-se e incorporando novos conceitos em suas formações ou, então, dedicando-se a adquirir a pluralidade de competências e habilidades exigidas pelos mais novos modelos de colaboração e trabalho.

Outro ponto é a quantidade de informações geradas que, se hoje já é gigantesca, deve aumentar exponencialmente com a hiperconectividade e outras características de uso e comportamento inerentes a esse novo conjunto de ambientes digitais. A necessidade de tratar esses dados aumenta ainda mais a demanda de profissionais qualificados e orientados à ciência de dados e áreas correlatas, bem como à inteligência de negócios, que aproveitem toda essa base de conhecimento em empresas no metaverso.

Alguns cursos superiores são, nativamente, ainda mais preparados para esse cenário. A seguir três sugestões de cursos online oferecidos pela Uninter aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, Europa e Japão, e estão prontos para atualizar seus conhecimentos e acompanhar o mercado:

Ciência de Dados – Com dois anos e seis meses de duração, o curso prepara profissionais da área tecnológica com uma formação completa, que permite a identificação e absorção de grandes massas de dados. A aplicação de técnicas estatísticas e inteligência artificial para gerar insights e analisar contextos garantem a formação de um profissional pronto para disputar uma vaga na indústria do metaverso.

Design de Games – os designers de games no metaverso serão responsáveis por projetar, prototipar e construir uma experiência de jogo 3D imersiva. Um curso de design de games é fundamental para quem quer fazer parte deste mundo. Em dois anos o aluno é preparado para o desenvolvimento gráfico de games em diferentes plataformas, com o uso de softwares especializados e amplamente utilizados.

Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital – Há uma grande carência pelo perfil do Gestor Financeiro Digital e este curso prepara profissionais da área de finanças para o mundo dos negócios digitais. Em apenas dois anos, o profissional estará apto para atuar neste novo mercado, adquirindo conhecimentos complexos e específicos sobre as bases estruturais e tecnológicas que abrigam elementos como as moedas digitais, os NFTs e o próprio metaverso.

Para os interessados em garantir um lugar no mercado de trabalho, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação online para os brasileiros que vivem fora do Brasil. Conheça todos os cursos disponíveis aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui