Quem acredita que estudos sobre Psicanálise interessam apenas a psicólogos ou médicos está enganado. Atualmente, essa área da saúde é interessante para complementar a formação de advogados, cineastas, jornalistas, teólogos, pedagogos e outras profissões ligadas à segurança, proteção e assistência social, buscando compreender e contribuir para a resolução de problemas contemporâneos.

Tradicionalmente, o estudo da Psicanálise era ofertado no Brasil apenas como curso livre ou especialização em pós-graduação. Por iniciativa da Uninter, o curso superior em Psicanálise foi aprovado pelo Ministério da Educação e passa a ser ofertado como um curso inovador em grau de Bacharelado. O curso tem a duração de quatro anos e uma grade curricular de 3.200 horas na modalidade de Educação a Distância (EAD).

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicanálise da Uninter, Giseli Cipriano Rodacoski, explica que a graduação foi elaborada para formar um profissional com sustentação teórica e metodológica, capaz de planejar sua atuação em diferentes contextos.   “O curso propõe durante os seus quatro anos de estudo, a interação dos alunos com os saberes e fazeres que a Psicanálise acumulou ao longo de mais de um século de existência, contribuindo assim para uma melhor qualidade na prestação de serviços dos futuros psicanalistas à comunidade”, completa.

 O que é a Psicanálise

A Psicanálise estuda o ser humano a partir da análise do inconsciente, que é a parte do nosso aparelho psíquico que não nos é totalmente acessível pela razão. O inconsciente existe e se expressa de maneira que não entendemos. Por exemplo: o que nos dizem os sonhos? Por que temos determinados medos, angústias e compulsões? E o mais importante, como se posicionar em meio a essas forças subjetivas tão reais e que, por vezes, limitam o desenvolvimento pessoal e profissional?

As respostas para essas e outras questões são investigadas pelo psicanalista, que tem como método clínico ouvir e analisar o ser humano na busca pelo autoconhecimento. Além disso, mais que uma relação clínica individual, a Psicanálise também pode ser realizada em grupo, ou para analisar a sociedade em geral, suas culturas e coletivos. As principais áreas de atuação do psicanalista são: clínica, pesquisa, ensino e assessoria institucional.

A Psicanálise surgiu a partir dos estudos freudianos que deram origem a um novo método de investigação e tratamento psicoterapêutico reconhecido mundialmente a partir de 1900, e hoje possui três grandes escolas pós-freudianas: Inglesa (ou objetal), Francesa (ou subjetal) e Americana (ou do ego).

Metodologia

Desde o primeiro ano do curso, os estudantes são orientados ao planejamento de atividades de extensão com a comunidade, por meio de instrumentos de gestão de projetos para promoção, prevenção e tratamento da saúde mental individual, coletiva e assessoria institucional.

Visto que o psicanalista tem sua formação pautada em três vertentes: estudo, análise pessoal e supervisão – o próprio aparelho psíquico do profissional será o seu principal instrumento de trabalho. Portanto, ele também precisa ser analisado para que se sinta autorizado a analisar o outro. Assim, o curso inclui em sua grade curricular aulas interativas de supervisão clínica, que dão aos analistas em formação um espaço para colocar seu saber “a prova”.

No Brasil os graduados em Psicanálise são reconhecidos e autorizados ao exercício legal da atividade profissional do Psicanalista em todo o território nacional. Para saber mais informações, visite o site da Uninter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui