Início Carreira Português pode ser diferencial para carreira acadêmica nos EUA

Português pode ser diferencial para carreira acadêmica nos EUA

Com a demanda por profissionais da educação que falam português, o curso de pedagogia ganha destaque entre os brasileiros imigrantes que buscam novas oportunidades de trabalho.

0
9

De acordo com dados do US Census Bureau, os brasileiros representam pouco mais de 1% dos 44,9 milhões de imigrantes nos Estados Unidos. Já o Itamaraty trabalha com um número oficial de 1.775.000 brasileiros que vivem na América, mas a verdade é que este número pode chegar ao triplo do que foi reportado.

Segundo a ACS – American Community Survey, as cidades americanas com maior número de imigrantes brasileiros são as áreas metropolitanas de Boston (13%) Miami (13%) e Nova York (12%). Em 2019, 43% dos imigrantes brasileiros com 5 anos ou mais relataram ter proficiência em inglês limitada. Este dado afeta diretamente o mercado de trabalho para imigrantes em diversas áreas, e uma delas é a educação.

O alto número de crianças e jovens com o português como língua nativa matriculados em escolas americanas nas regiões de grande concentração de brasileiros nos EUA naturalmente gera um aumento na demanda por profissionais bilingues e com formação na área da educação. 

Essa tendência tem levado muita gente a querer se habilitar na área de pedagogia, a partir do princípio de que uma licenciatura aumenta as chances de conquistar uma vaga no mercado da educação no território americano. O curso de Pedagogia oferecido pela Uninter, por exemplo, é um dos mais procurados por brasileiros residentes na América. Com a duração de quatro anos, o curso oferece um ensino de qualidade a distância, que une a teoria e a prática de uma forma interativa e com significação para o estudante.

Segundo a diretora da Escola Superior de Educação, professora Dinamara Machado, durante todo o curso de Pedagogia de forma interdisciplinar os estudantes realizam atividades práticas, com estudos de caso a partir de diversas realidades do mercado de trabalho. 

Para os brasileiros no exterior, construir uma carreira na área de educação é sem dúvidas uma oportunidade valiosa. Apesar de falar o português, requisito da vaga, e ter alguma experiência no campo, o conhecimento das metodologias, das técnicas e principalmente da teoria são fundamentais para ingressar com sucesso neste universo. “O curso de Licenciatura em Pedagogia possui currículo por competências profissionais, sociais e emocionais favorecendo atuação sistêmica no mercado de trabalho”, explica a professora Dinamara. 

Munido de prática e teoria, o profissional licenciado poderá disputar de forma competitiva as vagas oferecidas pelas instituições empregadoras norte-americanas.  

Onde Atuar: 

A área de atuação de um licenciado em Pedagogia vai muito além da figura do professor. O profissional pode atuar como assessor, pesquisador, supervisor, gestor ou orientador escolar.  

A professora Dinamara Machado explica que a atuação do egresso inicia em escolas regulares e perpassa em todas as esferas que necessitem de profissional para capacitar e aplicar metodologias para o desenvolvimento humano e da aprendizagem em todas as faixas geracionais. “Uma formação sistêmica permite atender os requisitos da sociedade globalizada e competitiva”, afirma ela.  

Na era da tecnologia e trabalho remoto, vale ressaltar que o licenciado em Pedagogia pela Uninter pode exercer sua profissão no Brasil, abrindo ainda mais o leque de possibilidades de emprego. As opções, além das escolas públicas e privadas, incluem indústria de softwares, editoras e ONGs. Há também oportunidades nas áreas de análise, organização e produção de materiais/livros didáticos, bibliotecas, hospitais, presídios e até mesmo departamento de recursos humanos que aplicam a pedagogia empresarial. 

Para mais informações visite o site uninteramericas.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui